terça-feira, 5 de abril de 2011

Cogumelos da primavera nas ementas de dez restaurantes de Castelo Branco

Os cogumelos da primavera, que por esta altura nascem nos campos da Beira Baixa, vão saltar para as ementas de dez restaurantes de Castelo Branco até final de abril. A Associação de Produtores Florestais da Beira Interior (AFLOBEI) organiza as 2.ªs Jornadas Gastronómicas do Tortulho e da Criadilha, os dois tipos de cogumelos mais comuns naquela zona.
Marta Ribeiro Telles, técnica da AFLOBEI, assegura que haverá cogumelos cozinhados das mais diversas formas, “das entradas às sobremesas, passando pelos pratos principais”. A arte de os cozinhar “é um tradição que não podemos deitar para trás das costas, porque é uma mais-valia da região, que atrai muitas pessoas”, garante à Lusa, enquanto apanha tortulhos num campo a caminho de Malpica do Tejo, Castelo Branco.
Aos primeiros dias de calor que anunciam a primavera, os campos da zona sul do distrito são percorridos “por milhares de apanhadores, pessoas com experiência e conhecimentos passados de geração em geração em cada família”. Ao longos dos seus passeios, “são eles os responsáveis por apanharem os cogumelos certos” e os levarem até à mesa dos restaurantes.
Segredos da apanha que vão ser revelados num passeio micológico inserido na programação das jornadas, marcado para 9 de abril nas freguesias de Castelo Branco e Malpica do Tejo e que inclui um almoço de campo.
O tortulho (com o nome científico Amanita ponderosa) e a criadilha (Terfezia arenaria) vão ser servidos nos restaurantes A Forja do Ferreiro, A Muralha Casa 14, Encosta do Castelo, English Savoy, Kalifa, O Espeto, O Ferreiro, O Jardim e Praça Velha. Participam ainda na organização das jornadas a Câmara de Castelo Branco e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.
A AFLOBEI tem como objetivo a defesa e promoção dos interesses de cerca de 200 associados, entre produtores, proprietários florestais e agroflorestais da região. O plano de atividades inclui ações nas vertentes ambiental, económica e social.

Sem comentários:

Enviar um comentário