terça-feira, 29 de março de 2011

Darwin na Casa Andresen

Até 17 de Julho de 2011



A renovada Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, tem patente desde o início de Fevereiro “A Evolução de Darwin”, exposição comemorativa do bicentenário de Charles Darwin que a Fundação Gulbenkian apresentou em 2009.

A exposição dá a conhecer a vida e obra de Charles Darwin, incluindo a sua viagem à volta do mundo a bordo do HMS Beagle e as evidências que o levaram a postular a revolucionária teoria da evolução das espécies por selecção natural.

O Museu de História Natural da Universidade do Porto, o Museu Nacional de História Natural, o American Museum of Natural History, o Real Jardín Botánico de Madrid ou o Musée de Histoire Naturelle de Paris, são algumas das entidades que contribuem para o espólio que tem como foco central o acervo cedido pela Fundação Calouste Gulbenkian, onde a exposição recebeu mais de 160 mil visitantes entre Fevereiro e Maio de 2009.

A exposição na Casa Andresen inclui ainda uma área com animais e plantas vivas, situada nas estufas do Jardim Botânico, onde se pode observar um universo povoado por tatus, suricatas, pombos, lagartos de gola, eufórbias, entre outras espécies que ilustram alguns dos processos evolutivos descritos por Darwin.

Desde os anos 50, a antiga casa de família dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A. recebia o departamento de botânica da Universidade do Porto. O velho palacete foi agora recuperado para se tornar no principal centro de divulgação de ciência da cidade.
  “A Evolução de Darwin” estará aberta ao público na Casa Andresen até 17 de Julho.

Mais informações: http://expodarwin.up.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário